Meu novo Blog

19 de fev de 2010

Conhecer para Crer

É maravilhoso, ao lermos a 1ª carta de João, observarmos que o discípulo amado não têm receio algum em apresentar a relação entre o "conhecer" e o "crer". E isso é patente em toda sua epístola, como podemos ver a seguir:
"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos...Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele...Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai... Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora...E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo...Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade...Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele." (I Jo 2.3,5,13,18,20,21,29).
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos...E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado...Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte...Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele...Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos...E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações..Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas...E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (I Jo 3.2,5,14-16,19,20,24)
" Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus...Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro...Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito...E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." (I Jo 4.2,6,13,16)
"Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus...E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos...Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca...Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno...E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (I Jo 5.13,15,18-20)

E neste mesmo sentimento, disse o apóstolo Paulo: "...eu sei em quem tenho crido..."(II Timoteo 1.12). Pois, "Deus, nosso Salvador, quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO, homem..." (I Timóteo 2.3-5)

E assim como orou o Mestre Jesus: "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17.3), minha oração também é que todos os que lerem esta mensagem o conheçam e creiam.

Pr. Ronaldo Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário