Meu novo Blog

1 de ago. de 2011

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Este é provavelmente um dos textos bíblicos mais famosos. Quem nunca o viu numa cena de um filme, ou leu num quadro, ou ouviu uma pregação sobre este Salmo 23, o salmo do Pastor? Mas, você conhece o Pastor do Salmo 23?

Este cântico do Rei Davi nos faz refletir sobre a estreita relação entre ele e o seu Deus. Não é apenas um louvor como mais um elemento numa liturgia religiosa. Muito menos um culto a um Deus impessoal, transcedente e distante da realidade do adorador. Ele não estava cultuando um "deus desconhecido" (At 17.23), muito menos adorando algo que "não conhecia" (Jo 4.22). Davi o chama de SENHOR (JEOVÁ). Não era uma divindade a mais dentre tantas. "Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo" (I Cr 29.10-12). E é a esse eterno, magnificente, poderoso, digno de honra, vitorioso, majestoso, exaltado, rico, glorioso, dominador, que Davi diz: "O SENHOR é o meu pastor".

Davi havia crescido na roça, num ambiente totalmente rural. Cuidar, alimentar, proteger, conhecer, conduzir as ovelhas eram atividades pastorais que ele aprendeu e exerceu desde pequeno. E agora, o Espírito de Deus, o inspira a experimentar a mesma relação com seu Deus:
"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."

Por que você se sente vazio, se nada te faltará?
Por que você está cansado, se há pastos verdejantes?
Por que sua alma está aflita, se há águas tranquilas?
Por que a inquietude, se Ele te guia pelas veredas da justiça?
Por que você teme o mal, se Ele está contigo?
Por que você vive desorientado, se a Sua vara e Seu cajado te consolam?
Por que o inimigo te incomoda, se há um banquete, uma unção e um cálice transbordantes para você?
Por que viver uma vida ansiosa, se a bondade e a misericórdia te seguirão todos os dias da tua vida?
Por que te deter nas tendas da perversidade, se você habitará na casa do teu Pastor por toda a eternidade?

Jesus disse: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas"..."conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem"..."As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão" (Jo 10.11,14,27,28).

E então, vai continuar do lado de fora, somente contemplando o pasto verdejante?
Entra no aprisco, vem!

Em Cristo,
Pr. Ronaldo Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário