Meu novo Blog

9 de mai. de 2011

Joquebede - uma mãe corajosa.

Cerca de 1500 a.C., no Egito, o povo de Israel vivia escravizado sob o império de Faraó (provavelmente Tutmose I). No entanto, "quanto mais os aflingiam tanto mais se multiplicavam" (Ex 1.11). Então, Faráo, temendo o fortalecimento do povo de Deus e uma possível rebelião (Ex 1.9,10), decretou um infanticídio sistemático (Ex 1.15-22).

Surge então a figura de uma mãe, Joquebede, que tendo um filho, ainda conseguiu escondê-lo por 3 meses dos autrozes assassinos (Exodo 2).
E agora? A cada dia fica mais difícil esconder a criança. Na verdade já havia sido um milagre guardá-la durante esse tempo. Joquebede provavelmente se deparou diante de vários dilemas. Ela já tinha 2 filhos, Arão e Mirian. Quem sabe alguém até a aconselhou a entregar ou abandonar o menimo. Porém, Joquebede era israelita (princesa de Deus) e esposa de um levita (adorador do Senhor). Ela confiava no Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Assim, ela toma uma decisão de fé e de coragem, porque colocara o menino num cesto para descer o Rio Nilo cheio de hipopótamos e crocodilos (http://ciencia.hsw.uol.com.br/rio-nilo3.htm), enquanto Mirian observava aonde o cesto chegaria, mostrando que sua atitude não foi a de uma mão "desnaturada" abandonando o filho, mas, de uma atitude de plena confiança na providência divina. Confiança essa comprovada pelos fatos a seguir: o cesto chega às margens do palácio real, onde a filha de Faraó se banhava. Mirian, penetrando entre as servas, se dispõe a encontram um ama para cuidar do menino. Maravilhosamente é a própria Joquebedeque quem cria o garoto e ainda com salário pago pela filha de Faráo, aleluia!!! E somente quando o menino fica grande é oficialmente adotado pela filha de Faraó.

Porém, Joquebede não estava frustrada. Deus guardou seu filho da morte, lhe permitiu criá-lo nos caminhos do Senhor e com as melhores condições da época, e agora seu filho vai morar no palácio de Rei, ser um prícipe do Egito. Como se já não bastasse, 80 anos depois, ele será escolhido por Deus para voltar para seu povo, ser o libertador de Israel e tornar-se um dos maiores líderes da história da humanidade: Moisés.

Imagine agora se Joquebede simplesmente abortasse a Moisés por receio de não poder criá-lo diante de circustâncias tão desumanas e opressoras.
E se depois dos 3 meses ela friamente o abandonasse completamente sem provêr quem cuidasse dele?

Como nos tempos de Moisés, há um sistema satânico que continua ameaçando o futuro de nossas crianças. Que Deus levante corajosas "Joquebedes" para confrontar esta triste realidade pelo poder da fé.

Pr. Ronaldo Lucena
(um filho grato à Deus por sua mamãe Norma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário